Institucional
Nossa história
A COOPERSINOS foi fundada em 06 de abril de 1993, com a eleição do 1º Conselho Administrativo, composto por professores e funcionários da UNISINOS.
A ideia de proporcionar um serviço de saúde pelo menor custo, foi sendo amadurecida e encontrou sustentação na filosofia cooperativista, que após tratativas e estudos de viabilidade, concretizou-se como uma proposta inédita.
Conforme o projeto de criação, a proposta de criar a cooperativa de usuários de serviços de saúde, entre os funcionários e professores da UNISINOS, foi elaborada a partir da necessidade de melhorar o serviço de atendimento médico oferecido pela Universidade aos seus funcionários e estendê-lo aos professores, que até aquele momento não possuiam nenhum plano de saúde. Os funcionários e seus familiares dispunham somente de um plano ambulatorial que incluía consultas médicas, alguns exames clínicos, pequenos procedimentos ambulatoriais e alguns procedimentos odontológicos, que eram subsidiados pela Universidade.
A proposta considerou o resultado de uma pesquisa aplicada em 1991, pelo setor de Recursos Humanos da Universidade, no qual a grande maioria 65% dos funcionários e 63% dos professores manifestaram interesse em ter acesso a um serviço de saúde. A pesquisa, ainda, revelava que 43% dos interessados aceitavam pagar até 10% do seu salário recebido pela Universidade.
Segundo a mesma pesquisa, os colaboradores desejavam um serviço similar ao oferecido pela UNIMED e Golden Cross. Na outra ponta, a Universidade, dentro de uma nova política dos Recursos Humanos, conscientizou-se da necessidade de atender a expectativa dos seus servidores, principalmente, a dos professores, que estavam sem qualquer cobertura de planos de saúde.
Estudos e análise de diversas propostas de planos de saúde existentes na época, levaram à decisão de uma assistência à saúde para o corpo técnico-administrativo e docente da UNISINOS, em formato de Cooperativa, com o apoio técnico do Centro de Documentação e Pesquisa - CEDOPE da UNISINOS. Foi criada assim a COOPERSINOS.
E hoje com mais de 15 anos a COOPERSINOS SAÚDE é um sistema orientado a abrigar professores e funcionários ligados a UNISINOS que queiram buscar, de forma solidária, a melhor opção para cuidar de sua saúde.
É uma Cooperativa de serviços de saúde e um plano de saúde diferente. Pela Cooperativa você pode fazer consultas, exames, hospitalizações e utilizar serviços odontológicos. Não necessita preocupar-se com o pagamento no momento do atendimento. O valor pelo serviço será descontado, posteriormente, em sua conta individual. É muito importante que você entenda como funciona a COOPERSINOS.
Associar-se à COOPERSINOS SAÚDE é muito mais que comprar um plano de saúde; é ser, ao mesmo tempo, dono e usuário de uma Cooperativa.
Cooperativismo
Capítulo I - Declaração sobre a Identidade Cooperativa
Definição de COOPERATIVA
Uma cooperativa é uma associação de pessoas que se unem, voluntariamente, para satisfazer aspirações e necessidades econômicas, sociais e culturais comuns, através de uma empresa de propriedade comum e democraticamente gerida.
Valores do Cooperativismo
As cooperativas baseiam-se em valores de ajuda e responsabilidade próprias, democracia, igualdade, equidade e solidariedade. Na tradição dos seus fundadores, os membros das cooperativas acreditam nos valores éticos da honestidade, transparência, responsabilidade social e preocupação pelos outros.
Capítulo II — Princípios do Cooperativismo
Os princípios cooperativos são as linhas orientadoras através das quais as cooperativas levam à prática os seus valores.
1 - Adesão voluntária e livre
As cooperativas são organizações voluntários, abertas a todas as pessoas aptas a utilizar os seus serviços, e dispostas a assumir as responsabilidades como membros, sem discriminações de sexo, sociais, raciais, políticas ou religiosas.
2 - Gestão democrática pelos membros
As cooperativas são organizações democráticas controladas pelos seus membros, que participam ativamente na formulação das suas políticas e na tomada de decisões. Os homens e mulheres eleitos como representantes dos outros membros são responsáveis perantes estes. Nas cooperativas de primeiro grau os membros tem igual direito de voto (um membro, um voto), e as cooperativas de grau superior são também organizadas de forma democrática.
3 - Participação econômica dos membros
Os membros contribuem equitativamente para o capital das suas cooperativas e controlam-no democraticamente. Pelo menos parte desse capital é, normalmente, propriedade comum da cooperativa. Os membros recebem, habitualmente, e se a houver, uma remuneração limitada ao capital subscrito como condição da sua adesão. Os membros afetam os excedentes a um ou mais dos seguintes objetivos: desenvolvimento das suas cooperativas, eventualmente através da criação de reservas, parte das quais, pelo menos, será indivisível; benefício dos membros na proporção das suas transações com a cooperativa; apoio a outras atividades aprovadas pelos membros.
4 - Autonomia e independência
As cooperativas são organizações autônomas, de ajuda mútua, controladas pelos seus membros. Se estas firmarem acordos com outras organizações, incluindo instituições públicas, ou recorrerem a capital externo, devem fazê-lo em condições que assegurem o controle democrático pelos seus membros e mantenham a autonomia das cooperativas.
5 - Educação, formação e informação
As cooperativas promovem a educação e a formação dos seus membros, dos representantes eleitos, dos dirigentes e dos trabalhadores de forma a que estes possam contribuir, eficazmente, ao desenvolvimento das suas cooperativas. Informam o público em geral - particularmente os jovens e dos líderes de opinião - sobre a natureza e as vantagens da cooperação.
6 - Intercooperação
As cooperativas servem de forma mais eficaz os seus membros e dão mais força ao movimento cooperativo, trabalhando em conjunto, através das estruturas locais, regionais, nacionais e internacionais.
7 - Interesse pela comunidade
As cooperativas trabalham para o desenvolvimento sustentado das suas comunidades através de políticas aprovadas pelos membros.
Fonte: ICA News, No. 5/6, 1995 (Congresso Centenário da ACI, 1995. Versão Oficial dos Princípios do Cooperativismo)
Estatuto
Regulamento e regimentos
Sócios cooperados
Data base: 13/09/2024 - 3.069 beneficiários
Composição do grupo de beneficiários:
Vínculo | Ativos | Externos | Total |
Titular | 846 | 487 | 1.333 |
Dependente direto | 840 | 395 | 1.235 |
Dependente indireto | 179 | 322 | 501 |
Índice de desempenho da saúde suplementar - IDSS
O IDSS é um índice composto por um conjunto de indicadores agrupados em quatro dimensões e é calculado com base nos dados extraídos dos sistemas de informações da Agência.
Resultado 2018 (Ano-base 2017): 0,4901 | Visualizar PDF IDSS 2018
1 - IDQS - QUALIDADE EM ATENÇÃO À SAÚDE Avaliação do conjunto de ações em saúde que contribuem para o atendimento das necessidades de saúde dos beneficiários, com ênfase nas ações de promoção, prevenção e assistência à saúde prestada. | 0,2654 |
2 - IDGA - GARANTIA DE ACESSO Condições relacionadas à rede assistencial que possibilitam a garantia de acesso, abrangendo a oferta de rede de prestadores. | 0,0496 |
3 - IDSM - SUSTENTABILIDADE NO MERCADO Monitoramento da sustentabilidade da operadora, considerando seu equilíbrio econômico-financeiro, passando pela satisfação do beneficiário e compromissos com prestadores. | 1,0000 |
4 - IDGR - GESTÃO DE PROCESSOS E REGULAÇÃO Entre outros indicadores, essa dimensão afere o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais das operadoras junto à ANS. | 0,9560 |
Resultado 2019 (Ano-base 2018): 0,6123 | Visualizar PDF IDSS 2019
1 - IDQS - QUALIDADE EM ATENÇÃO À SAÚDE Avaliação do conjunto de ações em saúde que contribuem para o atendimento das necessidades de saúde dos beneficiários, com ênfase nas ações de promoção, prevenção e assistência à saúde prestada. | 0,4972 |
2 - IDGA - GARANTIA DE ACESSO Condições relacionadas à rede assistencial que possibilitam a garantia de acesso, abrangendo a oferta de rede de prestadores. | 0,2104 |
3 - IDSM - SUSTENTABILIDADE NO MERCADO Monitoramento da sustentabilidade da operadora, considerando seu equilíbrio econômico-financeiro, passando pela satisfação do beneficiário e compromissos com prestadores. | 1,0000 |
4 - IDGR - GESTÃO DE PROCESSOS E REGULAÇÃO Entre outros indicadores, essa dimensão afere o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais das operadoras junto à ANS. | 1,0000 |
Resultado 2020 (Ano-base 2019): 0,7974 | Visualizar PDF IDSS 2020
1 - IDQS - QUALIDADE EM ATENÇÃO À SAÚDE Avaliação do conjunto de ações em saúde que contribuem para o atendimento das necessidades de saúde dos beneficiários, com ênfase nas ações de promoção, prevenção e assistência à saúde prestada. | 0,6611 |
2 - IDGA - GARANTIA DE ACESSO Condições relacionadas à rede assistencial que possibilitam a garantia de acesso, abrangendo a oferta de rede de prestadores. | 0,6686 |
3 - IDSM - SUSTENTABILIDADE NO MERCADO Monitoramento da sustentabilidade da operadora, considerando seu equilíbrio econômico-financeiro, passando pela satisfação do beneficiário e compromissos com prestadores. | 0,9950 |
4 - IDGR - GESTÃO DE PROCESSOS E REGULAÇÃO Entre outros indicadores, essa dimensão afere o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais das operadoras junto à ANS. |
1,0000 |
Resultado 2021 (Ano-base 2020): 0,7187 | Visualizar PDF IDSS 2021
1 - IDQS - QUALIDADE EM ATENÇÃO À SAÚDE Avaliação do conjunto de ações em saúde que contribuem para o atendimento das necessidades de saúde dos beneficiários, com ênfase nas ações de promoção, prevenção e assistência à saúde prestada. | 0,700 |
2 - IDGA - GARANTIA DE ACESSO Condições relacionadas à rede assistencial que possibilitam a garantia de acesso, abrangendo a oferta de rede de prestadores. | 0,3625 |
3 - IDSM - SUSTENTABILIDADE NO MERCADO Monitoramento da sustentabilidade da operadora, considerando seu equilíbrio econômico-financeiro, passando pela satisfação do beneficiário e compromissos com prestadores. | 1,0000 |
4 - IDGR - GESTÃO DE PROCESSOS E REGULAÇÃO Entre outros indicadores, essa dimensão afere o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais das operadoras junto à ANS. |
1,0000 |
Resultado 2022 (Ano-base 2021): 0,6851 | Visualizar PDF IDSS 2022
1 - IDQS - QUALIDADE EM ATENÇÃO À SAÚDE Avaliação do conjunto de ações em saúde que contribuem para o atendimento das necessidades de saúde dos beneficiários, com ênfase nas ações de promoção, prevenção e assistência à saúde prestada. | 0,6666 |
2 - IDGA - GARANTIA DE ACESSO Condições relacionadas à rede assistencial que possibilitam a garantia de acesso, abrangendo a oferta de rede de prestadores. | 0,2839 |
3 - IDSM - SUSTENTABILIDADE NO MERCADO Monitoramento da sustentabilidade da operadora, considerando seu equilíbrio econômico-financeiro, passando pela satisfação do beneficiário e compromissos com prestadores. | 1,0000 |
4 - IDGR - GESTÃO DE PROCESSOS E REGULAÇÃO Entre outros indicadores, essa dimensão afere o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais das operadoras junto à ANS. |
1,0000 |
Resultado 2023 (Ano-base 2022): 0,7199 | Visualizar PDF IDSS 2023
1 - IDQS - QUALIDADE EM ATENÇÃO À SAÚDE Avaliação do conjunto de ações em saúde que contribuem para o atendimento das necessidades de saúde dos beneficiários, com ênfase nas ações de promoção, prevenção e assistência à saúde prestada. | 0,7029 |
2 - IDGA - GARANTIA DE ACESSO Condições relacionadas à rede assistencial que possibilitam a garantia de acesso, abrangendo a oferta de rede de prestadores. | 0,3633 |
3 - IDSM - SUSTENTABILIDADE NO MERCADO Monitoramento da sustentabilidade da operadora, considerando seu equilíbrio econômico-financeiro, passando pela satisfação do beneficiário e compromissos com prestadores. | 1,0000 |
4 - IDGR - GESTÃO DE PROCESSOS E REGULAÇÃO Entre outros indicadores, essa dimensão afere o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais das operadoras junto à ANS. |
1,0000 |